Belém vai sediar o Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas. O lançamento do evento ocorreu nesta quarta-feira, 11, durante uma coletiva de imprensa no hotel Atrium Quinta de Pedras, na Cidade Velha, que contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, do presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Danilo Soares, de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), além de chefs paraenses e convidados.

O evento, que será realizado de 3 a 5 de outubro, trará a Belém representantes de diversas partes da América Latina para uma imersão em diversos setores da criatividade. O Encontro é uma promoção da Prefeitura de Belém, por meio da Codem, e tem como proposta promover o intercâmbio e estimular negócios na capital paraense.

O Encontro das Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) consagra anos de esforços que se iniciaram em 2015, quando Belém conquistou o título de Cidade Criativa da Gastronomia. A capital paraense faz parte da Rede das Cidades Criativas da Unesco e integra uma rede internacional de 116 cidades espalhadas por 54 países.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, destacou a importância de reunir diversas cidades que possuem o selo de criatividade da Unesco. “É importante agregarmos cidades de outras vertentes e selos, cujo valor cultural da nossa cidade será também agregado, do nosso design, música e artesanato. O grande diferencial será interagir com cidades do Brasil e de outros países”.

O prefeito destacou, ainda, a diversidade da gastronomia na capital paraense e as capacitações realizadas para as mais diversas vertentes da gastronomia. “É importante dizer que os turistas não procuram apenas os restaurantes com um chef conhecido. O que encanta, também, é a tacacazeira, as comidas das esquinas e as boieras do Ver-o-Peso. É essa riqueza e pluralidade gastronômica da cidade que encanta o visitante. É importante destacar as formações e capacitações em parceira com a Unama (Universidade da Amazônia), na qualificação da nossa cozinha”, afirmou.

Quinze cidades irão participar da programação, que deve reunir cidades do Brasil, entre eles Belém (PA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Santos (SP), e de países como Colômbia, México, Panamá, Peru e outros da América Latina, além de duas cidades fora do eixo que foram convidadas, que são Tucson (USA) e Parma (Itália), que enviará, inclusive, uma das coordenadoras de cidades criativas da Unesco. Chefs de diversas cidades, como Lima, Florianópolis, Ensenada, Paraty e Cidade do Panamá, também participarão do evento.

O empresário do ramo de gastronomia Marcos Alves comentou sobre o esforço da Prefeitura de Belém em levar a gastronomia da cidade ao mundo. “Há dois anos começamos a participar de eventos nacionais e internacionais e esse crescimento da gastronomia foi ótimo para os empresários do ramo crescerem na cidade. Passamos a ser respeitados, não só os restaurantes, mas todas as pessoas que trabalham no ramo”, acrescentou.

A programação do Encontro trará uma promissora e intensa troca de conhecimento, experiências e negócios para Belém e com uma programação diversificada reunindo outras cidades que possuem o título de criatividade em diversos campos, como Curitiba e Brasília, reconhecidas na área do design; Santos, na área do cinema; João Pessoa, no artesanato e Salvador com a música.

Durante o Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas serão realizados vários eventos abertos ao público, como uma visita guiada ao Mercado do Ver-o-Peso; Cooking Show, dinâmicas com chefs de cozinha participantes do encontro, que será realizado na Praça da República; Circuito Gastronômico Musical, no Complexo Feliz Lusitânia, que reunirá os chefs e artistas paraenses; reuniões com a Unesco, para alinhar os objetivos da entidade para o ano de 2020, circuitos gastronômicos com os chefs participantes, além de shows e exposição de artesanatos.

“O encontro será uma semana antes do Círio. Existe um roteiro do evento com todas as atividades e receberemos representantes de cidades da América Latina e do Brasil, reunindo diversos selos da Unesco”, explicou Danilo Soares, presidente da Codem.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato pelo canal de divulgação das principais ações do município de Belém pelo número (91) 98027-0629.

Texto: Victor Miranda