Por Jessica Krieger/Pricilla Back
Assessoria de comunicação do Senac/SC – imprensa@sc.senac.br

Há 28 anos, o Berbigão do Boca abre o Carnaval de Florianópolis, trazendo para o centro da cidade atrações musicais, bonecos gigantes, roda de rendeiras e receitas que valorizam um dos ingredientes da gastronomia catarinense: o berbigão.

No Concurso Gastronômico desta edição, 12 competidores tiveram 1h30 para fazer um prato que trouxesse o ingrediente como atração principal. O casal Alessandra e Bruno Velloso conquistaram o primeiro lugar com a Cestinha de Berbigão, uma massa de pastel em forma de cesta com recheio de berbigão refogado com cenoura, temperos verdes, azeitonas picadas, uva passas e creme de queijo. A receita também conquistou a primeira colocação no júri popular.

O júri técnico, formado por uma comissão com três membros da rede da gastronomia, além de professores do curso de gastronomia da Faculdade Senac Florianópolis (Renata Treméa, Ana Paula Lang e Pedro Nunes de Castilho), avaliaram os concorrentes nos quesitos Apresentação, Paladar e Criatividade. Alessandra e Bruno Velloso receberam da diretora da faculdade, Silvana Bianchi Pereira, o troféu de campeões do Concurso Gastronômico do Berbigão do Boca 2020, além de uma mochila personalizada e um curso de drinks no Senac.

As receitas Rocambole Mané, de Mateus Gaio Teixeira e Felipe Augusto Teixeira, e Strogonoff de Berbigão com Batata Baroa, de Lenir Santos de Souza e Elizabete Freitas, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O concurso gastronômico foi criado há 14 anos com o intuito de divulgar receitas com o molusco que dá nome à festa. O Berbigão do Boca é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da capital catarinense por resgatar as tradições, o folclore e a gastronomia local.

Confira as receitas campeãs do Concurso Gastronômico 2020:

1º lugar: Cestinha de Berbigão – Bruno Panerai Velloso / Alessandra F. Baptista Velloso

Ingredientes
1kg de Berbigão
2 pacotes se massa para pastel
2 potes de creme de queijo tipo Philadelphia
2 cebola
1 alho
350g de azeitonas picadas sem caroço
Salsinha e cebolinha a gosto
1 cenoura grande ralada
Sal e pimenta a gosto
1 limão
1 pacote de uvas passas

Modo de preparo:  Lave o berbigão com suco dos limões, tempere, reserve. Em uma forma de cupcake coloque as massas de pastel de maneira a formar uma cestinha, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 7 a 9 minutos dependendo de quão douradas você quer as cestinhas. Em uma frigideira grande esquente óleo, refogue o alho triturado e a cebola, quando estiverem dourados acrescente o berbigão e frite por três minutos até soltar água. Retire do fogo e remova o excesso de água. Em um pote misture o berbigão refogado com a cenoura ralada, temperos verdes, as azeitonas picadas e uva passas a gosto. Misture o creme de queijo até obter uma massa firme. Este é o recheio das cestinhas. Coloque o recheio nas cestinhas e decore com uva passa e salsinha.

 

2º lugar: Rocambole manéMateus Gaio Teixeira / Felipe Augusto Teixeira

Ingredientes
1kg berbigão
1,5 kg de filé de peixe
5 cebolas roxas
4 tomates
1 maço cebolinha verde
1 maço salsinha
Sal, Pimenta branca a gosto
Molho de tomates
Leite de Coco
1 chuchu
Óleo de canola para fritar

Modo de preparo: Fazer um refogado de berbigão bem temperado e reservar. Abrir os filés e temperar com sal e pimenta a gosto. Enrolar o molho (refogado) de berbigão no filé de peixe. Fechar com palitos. Fritar. Usar o resto do refogado acrescentando leite de coco. Colocar por cima e servir.

 

3º lugar: Strogonoff de berbigão com batata baroa – Lenir Santos de Souza / Elizabete Freitas

Ingredientes
Conhaque
Cogumelo funghi
Creme de leite
Mussarela
Manteiga
Alho poró
Tomate
Cebola
Pimenta de cheiro
Alho
Páprica defumada
Pimentão vermelho
Batata baroa formato “Chips”
Berbigão

Modo de preparo – Refogar o berbigão com alho e cebola e manteiga. Acrescentar tomate, pimenta de cheiro, alho poró, páprica e o pimentão, sal a gosto. Ao formar molho, após tomates e especiarias dissolverem, acrescentar uma dose de conhaque, cogumelo funghi, creme de leite. Após o strogonoff pronto, servir com mussarela e batata baroa “Chips”.