A FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, realiza uma série de Conferências Online com a temática Covid-19 e Sistemas Alimentares.

A emergência causada pela pandemia do Covid-19 gera diversos efeitos no setor agrícola e no mundo rural, que ainda são muito incertos. As principais tendências mostram diferentes graus de afetação, tanto na oferta quanto na demanda por alimentos. Tanto em países de alta e baixa renda.

As primeiras indicações dos efeitos dessa pandemia mostraram vários e extensos efeitos. Do lado da oferta de alimentos, há incerteza sobre a duração dos choques, a dinâmica da definição de preços, os impactos diferenciados local e internacionalmente nos mercados e preocupações sobre os caminhos para a recuperação. do setor e da economia em geral. Por outro lado, a demanda e o comércio agrícola deverão desacelerar, com as contrações decorrentes de uma desaceleração da atividade econômica geral e do aumento das taxas de desemprego.

Os sistemas alimentares estão expostos a ambos os tipos de choques, mas nem sempre ocorrem simultaneamente e nos mesmos locais, e seus efeitos dependerão em grande parte da capacidade de resposta dos consumidores, que podem aproveitar suas economias, reservas alimentares e redes de proteção social.

Nesse contexto, a FAO está coletando e analisando informações de todos os países afetados pelo vírus, determinando os principais efeitos que essa pandemia poderia ter nos sistemas alimentares e nos principais canais de transmissão para a agricultura e alimentos.

Desse modo, e como parte dos mecanismos de apoio do país, a FAO na América Latina e no Caribe coordenará e realizará uma série de discussões através de seminários on-line sobre os efeitos do Covid-19 no sistema agroalimentar.

O objetivo é analisar o fenômeno, identificar respostas políticas concretas e promover o intercâmbio entre os tomadores de decisão nos países da região. Através desses espaços de diálogo, serão envidados esforços para apoiar e compartilhar várias experiências internacionais, bem como a entrega de dados e informações estratégicas de interesse nacional.

O evento pode ser acompanhado exclusivamente virtualmente, com as seguintes opções:

1.- Se você não deseja um certificado de participação ou se inscreve na sala de aula virtual, pode vê-lo diretamente no YouTube clicando aqui.

2.- Se você deseja ter as apresentações dos expositores e baixar o certificado, deve se registrar na plataforma virtual do Centro de Treinamento, siga as instruções clicando aqui

 

Objetivo dos seminários on-line

Analisar e compartilhar informações relevantes de interesse dos países sobre os efeitos da pandemia nos sistemas alimentares, bem como identificar e trocar experiências nas principais respostas de políticas públicas que estão sendo tomadas na região.

Metodologia

As sessões do webinar serão conduzidas pela FAO em coordenação com outras agências, organizações e governos da região, interessados ​​em aprender sobre várias estratégias de apoio que garantam o funcionamento de seus sistemas agro-alimentares. Para isso, serão feitas apresentações sobre um tópico específico, buscando combinar análise de dados com experiências específicas que estão sendo implementadas nos países.

Em cada sessão haverá a participação de agentes públicos envolvidos nos processos de resposta do setor, além de atores do setor privado, organizações da sociedade civil e representantes de espaços sub-regionais e regionais para o diálogo político.

A estrutura de apresentação e discussão será abordada considerando três esferas: apresentação e descrição do problema; efeitos potenciais atuais e esperados; recomendações para ação em caso de emergência. Essas discussões serão realizadas considerando mecanismos de ação, tais como: quadros de políticas públicas, instrumentos de políticas, desenvolvimento de programas de cooperação, quadros legislativos, acordos de colaboração intersetoriais e interinstitucionais.

Vale ressaltar que cada webinar será realizado uma vez por semana, com uma duração aproximada de 2 horas. A moderação será fornecida pela equipe da FAO Covid-19 na RLC.

Tópicos a serem abordados

A partir da análise das informações disponíveis até o momento e do esquema analítico proposto pela FAO, os tópicos abaixo são inicialmente propostos para serem discutidos nos webinars. Isso pode mudar ao longo do caminho, especialmente através do diálogo com escritórios nacionais e sub-regionais.

1.- COVID-19 e seu impacto na agricultura e na alimentação na América Latina e no Caribe

A primeira conferência on-line da FAO – Série COVID-19 e Sistemas Alimentares, foi realizada na quinta-feira, 9 de abril de 2020, 13h (horário de Brasília), teve uma mensagem de abertura de Julio Berdegué, vice-diretor geral e representante Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, e contou com os seguintes especialistas:

  • Máximo Torero Cullen, Economista Chefe e Diretor Geral Assistente da FAO, Departamento Econômico e Social (ES-FAO)
  • Melvin Redondo, Secretário-Geral da Secretaria de Integração Econômica da América Central (SIECA)
  • Eduardo Sampaio, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil

Vídeo 01 – clique aqui

2.- Como fortalecer a produção de alimentos no contexto do COVID-19?

A Segunda Conferência Online da FAO – Série COVID-19 e Sistemas Alimentares, foi realizada na quinta-feira, 16 de abril de 2020,  13h (horário de Brasília), contou com a participação de:

  • Luis Basterra, Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina
  • Víctor Villalobos Arámbula, Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México

Vídeo 02 – clique aqui

3.-Sistemas de informação de alerta rápido para possíveis escassez de alimentos em determinados territórios.

4.-Mecanismos de regulação da saúde em todos os elos do sistema alimentar.

5.-Sistemas de proteção social como mecanismos de resposta ao Covid-19: desafios e diretrizes políticas

6.-Programas de alimentação escolar – boas práticas e recomendações de políticas

 

Serviço

Nome do curso: Conferências Online da FAO – Série COVID-19 e Sistemas Alimentares

Tipo de chamada: Aberto. É necessário se registrar para participar.

Período: 09/04 a 28/05/2020

Destinatários: para todo o público.

Idioma: os webinars serão em espanhol

Código: COVID19

Certificação: Um certificado de participação será entregue àqueles que o solicitarem

Contato: Para perguntas adicionais, entre em contato com rlc-nucleo@fao.org

Fonte: Núcleo de Capacitação em Políticas Públicas/FAO (original em espanhol)