Dia Mundial da Paella envolve chefs de diversas cidades do mundo

Por: Nathália Bernardinetti
Analista Educacional Senac SC – Observatório da Gastronomia

Celebrado no dia 20 de setembro, o Dia Mundial da Paella deste ano contou com a participação de cozinheiros e cozinheiras de diversos lugares do mundo de forma digital. A iniciativa propôs a gravação de um vídeo com um/uma chef de cada cidade apresentando sua receita de paella.

Organizada pela cidade de Dènia, na Espanha – cidade membro da Rede de Cidades Criativas Unesco, no campo criativo Gastronomia – a ação contou com a participação de treze cidades, entre elas Florianópolis, Belém, Belo Horizonte e Paraty, todas integrantes da rede mundial da Unesco.

A data é um reconhecimento ao prato mais universal da gastronomia valenciana. Um dia para celebrar mais do que receitas e ingredientes, mas a internacionalidade de um prato de origem humilde que ganhou o mundo, segundo os organizadores.

Representando Florianópolis, o chef Daniel Chissini de Castro, desenvolveu uma receita com ingredientes locais e dando enfoque para produtos originários de pequenos produtores e pescadores artesanais. Para Daniel, que atua como personal chef e na área de eventos, participar de uma experiência como esta, online, foi curiosa. “Em eventos podemos ver as reações das pessoas na hora, temos um feedback instantâneo”, afirma Daniel. E ressalta que, mesmo com as dificuldades pelo distanciamento, manter contato com outros chefs e outras culturas alimentares possibilita trocas culturais, de técnicas, conhecer outros insumos, além de apresentar nosso cultura gastronômica para o mundo.

O chef Daniel Castro compartilhou conosco a receita elaborada para o evento (após o vídeo). Abaixo você pode conferir o vídeo apresentado durante o World Paella Day 2020.

 

Paella – por chef Daniel Castro (Florianópolis, SC)

Receita para 4 pessoas

Ingredientes:
320g de arroz Bomba, Vialone Nano ou outro de grão curto
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 tomate triturado
1 pacote de açafrão pistilo
1 colher de sopa de alfavaca picada
1 colher de chá de páprica defumada
1,2L de caldo de camarão ou peixe
8 ostras cozidas ao bafo (reservar o líquido da cocção)
8 mariscos cozidos ao bafo (reservar o líquido da cocção)
150g de filé de garoupa cortado em pedaços
4 camarões rosa inteiros ou colinha
150g de camarões descascados
4 tentáculos de polvo cozidos e picados
1 limão siciliano grelhado

Modo de preparo:
Em uma paelleira, de preferência de fundo grosso (ou uma frigideira grande), fritar a cebola com azeite de oliva até ficar translúcida, acrescentar o alho picado e fritar por 30 segundos. Acrescentar o tomate triturado, a páprica e a alfavaca e deixar reduzir até virar uma pasta.

Se necessário, acrescente um pouco mais de azeite de oliva, adicione o arroz e frite até quase começar a dourar.
Adicione ao caldo de camarão os líquidos da cocção do marisco e das ostras e despeje o caldo na paelleira. A proporção de peso entre o caldo e o arroz deve ser de cerca de 4 para 1.

Após adicionar o caldo, espalhe o açafrão para dar a coloração e sabor clássicos da Paella, acrescente o sal a gosto e cozinhe por cerca de 10 minutos sem mexer.

O segredo desta paella é o tempo para adicionar as proteínas. O tempo de preparo total do arroz é de 18-20 minutos. Portanto, passados 10 minutos após a adição do caldo, as proteínas maiores devem ser adicionadas, no caso o camarão rosa e os pedaços de garoupa. O polvo também pode ser adicionado neste momento. Com 14-15 minutos de cocção os camarões deverão ser adicionados.

Quando o caldo estiver praticamente secado na paelleira, acrescente um pouco mais de azeite de oliva, espere secar e ouvir os estalidos do arroz fritando no fundo da panela. Desligue o fogo e tampe com um pano úmido e espere 5 minutos – tempo para o arroz terminar sua cocção e, se sua panela mantiver o calor, o socarrat se formará (camada de arroz ‘queimadinha’ típica das paellas).

Após os 5 minutos, decore a paella com os mariscos e as ostras cozidas na casca, acrescente raspas de limão para frescor e salpique tempero verde a gosto.

Aproveite!

#wolrldpaelladay2020