Será realizada, em Florianópolis/SC, a Exposição de Cerâmicas Louça da Ilha. As peças foram desenvolvidas por ceramistas do bairro José Mendes em parceria com o Design Possível SC/IFSC, dentro do projeto de extensão “A cerâmica utilitária como referência cultural do bairro José Mendes”.

Com o objetivo de resgate cultural do bairro por meio da cerâmica, moradores e artesãos locais, através do design colaborativo, identificaram elementos culturais de representação local e os empregaram para a criação de louças cerâmicas denominadas com a marca Louça da Ilha. Pratos, travessas, molheiras e xícaras compõem os itens da coleção de cerâmicas utilitárias.

As peças que estarão expostas no dia 04 de dezembro, no Hall do IFSC Florianópolis – Continente, tiveram como inspiração os temas: paisagens do bairro, flora e fauna, lendas, oficina lírica e sambaqui indígena, cultura da pesa, entre outros. O uso da argila do tipo terracota, valoriza a tradição da cerâmica regional.

A transversalidade da gastronomia como vetor do desenvolvimento urbano sustentável, um dos propósitos da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, programa que Florianópolis integra desde 2014, e se faz presente nas peças desenvolvidas pelos ceramistas Eduardo de Souza, Osmarina Villalva, Paulo Villalva e Raquel da Silva. A exposição abre às 09:30 e segue até às 17h, com entrada gratuita.

Serviço

O quê: Exposição de Cerâmicas – Louças da Ilha

Quando: 04 de dezembro de 2019

Onde: IFSC Campus Florianópolis – Continente (Rua Quatorze de Julho, 150, Coqueiros – Florianópolis)

Horário: das 09:30 às 17h

Entrada gratuita