Semana Acadêmica do Senac SC acontece entre 19 e 23 de outubro com atividades online, gratuitas e abertas ao público, sobre gastronomia, gestão, estética, saúde, design, inovação e tecnologia.

O objetivo do evento online e aberto ao público é promover a troca de experiências de ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica com a sociedade como um todo.

A abertura acontece na próxima segunda-feira, dia 19, a partir das 19 horas, com a participação de Rudney Raulino, diretor regional do Senac SC, Ana Elisa Cassal, diretora de Educação Profissional e Jorge do Prado, da coordenação do setor de Criação e Disseminação do Conhecimento. Logo na sequência, será realizado o primeiro painel da Semana Acadêmica do Senac SC, que engloba o tema “Empreendedorismo Multidisciplinar”.

A Semana Acadêmica contará também com mesas-redondas, workshops práticos e palestras que contemplam todos os cursos e eixos de atuação das faculdades do Senac em Santa Catarina. Todas as atividades seguem comandadas por especialistas que vão desde alunos egressos, que são destaques em suas áreas de atuação, até professores e empreendedores nos setores de gastronomia, gestão, saúde, tecnologia, estética, design de interiores e inovação.

O evento, que será transmitido via Microsoft Teams, terá ainda certificação para os inscritos.  “Para vislumbrar o aspecto multidisciplinar, a Semana conta com atividades de formação básica e necessárias para todo estudante, independente do curso, como uso de ferramentas de apoio à pesquisa, o cuidado com o plágio, onde encontrar informação fidedigna, entre outras”, afirma Jorge do Prado.

As atividades sobre Gastronomia abordarão temas como o trabalho sazonal fora do país, a diversidade da nossa cultura alimentar, o mundo dos vinhos e uma palestra gastronômica sobre o estado de Pernambuco.

Dia 19/10
19h30 – PAINEL – Empreendedorismo Multidisciplinar
Mara Paz Mauricio Nowazick (Senac Blumenau)
Luciane Aparecida Galvão (Studio Verde – Design de Interiores/Caçador)
Daniel Jorge Fonseca (Senac Jaraguá do Sul)
Dorotea Karsten (Chocolateria Doce Beijo – Gastronomia/Joinville)
Volnei Junior (The Fedora Project – ADS/Joinville)
Junithi Uead (Agência Dose e Maemuki Sushi – PG/Caçador)

Dia 20/10
19h – 20h – PALESTRA – Trabalhos temporários em Gastronomia no exterior
Chef Paulo Tiburcio
Chef Catarina Rizzi Rosar (Senac Joinville)
Como funciona o trabalho sazonal fora do Brasil; cultura, língua, dificuldades; carga horária e funções; como conseguir a oportunidade; aspectos positivos da experiência para a carreira.

19:30 – 21h  [MESA-REDONDA] Gastronomia brasileira além dos pratos: cultura, ingredientes e tendências
Chef Ronie Peterson (Senac Minas Gerais e Tulha du Chef)
Joca Mesquita (Aguce Gastronomia e Senac Rio de Janeiro)
Ana Loreiro (consultora)
Daniel Lopes (Senac Joinville)
A gastronomia brasileira é uma das mais ricas do planeta e justamente por conta disso é que esta mesa-redonda buscará evidenciar um pouco de sua cultura, seus ingredientes exclusivos e as tendências.

Dia 21/10
19h30 – 20h30 [PALESTRA – GASTRONOMIA] VinhoConferência
Lucas Ferreira Santiago (Senac Joinville e Strauss)
Cassiano Moser (Quinta de Lisbora)
Mundo do vinho (velho e novo mundo). Principais uvas e harmonizações. O que uma boa carta de vinhos deve ter? Utensílios para os serviços do vinho.

21h – 22h [PALESTRA – GASTRONOMIA] Pernambuco e seus sabores: cultura, tradição e experiência.
Kleber Silva (Senac Pernambuco)
Compartilhar o tradicional conhecimento sobre a cultura gastronômica do estado de Pernambuco, suas maiores influências e tradições; diversidades de sabores em suas regiões (Litoral, Zona da mata, Agreste, Sertão e Vale do São Francisco); bem como principais preparações culinárias únicas em sabores, cores, aromas e fartura. Além de dialogar sobre a experiência no projeto “Na estrada sabores de Pernambuco” realizado no ano de 2012 com apoio do Senac e Sebrae PE.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas pelo link: Semana Acadêmica Senac SC 2020.

Serviço:
O quê: Semana Acadêmica do Senac SC
Quando: 19 a 23 de outubro
Onde: online pela plataforma Microsoft Teams
Quanto: gratuito
Inscrições e informações aqui

Fonte: Senac SC