Por: Nathália Bernardinetti
Analista Educacional Senac SC – Gestora do Observatório da Gastronomia

Já se fez essa pergunta? Por onde a gente começa nesse momento? O que eu devo comprar? O que dura mais? Perecível, não perecível, sazonal, local?

Pra responder essas perguntamos, conversamos com a professora de gastronomia do Senac SC e consultora gastronômica, Renata Tremea, que nos passou algumas orientações.

O bate papo estará disponível no perfil do Observatório da Gastronomia no Instagram pelas próximas 24h.

Listamos abaixo alguns links que podem ser úteis para fazer o planejamento e aquisição de insumos para quem está cozinhando em casa – por costume, por necessidade, por hobby ou transformando seus hábitos alimentares.

Para consultar

Guia alimentar para a população brasileira – livro da Ministério da Saúde para promoção da alimentação saudável e adequada dos brasileiros. Traz de forma sucinta e clara, nas páginas 125 – 128, os 10 passos para uma alimentação saudável e adequada.

Mapa da Rede de Cidadania Agroalimentar da Grande Florianópolis/Lacaf/UFSC – é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar na troca e acesso às informações sobre os circuitos curtos de comercialização (CCC) de produtos orgânicos/agroecológicos na Grande Florianópolis. A ferramenta foi desenvolvida a partir da pesquisa de doutorado de Dayana Rosa, no Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar da UFSC.

Mapa de Feiras Orgânicas – é uma ferramenta de busca, idealizada pelo Idec, com o objetivo de estimular a alimentação saudável em todo o Brasil e mostrar que os produtos orgânicos podem ser mais acessíveis aos consumidores.

Série de Vídeos sobre Alimentação Saudável – no nosso canal do YouTube há uma série de talks sobre Alimentação que foram captados durante a celebração do Dia Mundial da Alimentação da FAO, há depoimentos de consumidora, chef, produtor, pesquisadora, governo. Lembre-se de se inscrever no canal, periodicamente são produzidos vídeos sobre a temática Gastronomia e Alimentação.

Na cozinha com as frutas, legumes e verduras – publicação do Ministério da Saúde com informações sobre diversos alimentos brasileiros e como diversificar seu uso no dia a dia. Traz características nutricionais, de safra e sugestão de consumo para alguns alimentos.

Hortiescolha – programa do Ceagesp de apoio à tomada de decisão do serviço de alimentação coletiva na escolha de frutas, legumes e hortaliças frescas. (o site é um pouco instável mas traz informações de sazonalidade, sugesre alimentos para substituições – recarregar a página funcionou pra gente)

Cursos Livres e Gratuitos (vagas limitadas) – Senac selecionou uma série de cursos e conteúdos on-line e gratuitos para o período da quarentena. Na temática alimentação tem: Nutrição e Diabetes, Aproveitamento Integral dos Alimentos e Congelamento de Alimentos. As vagas são limitadas – o link apresenta a lista completa de cursos

Lista de produtores locais – você pode encontrar em três conteúdos: Catálogo e Mapa do Slow Food – Convívio Mapa Atlântica (Grande Florianópolis); Lista do Mandato Agroecológico (Grande Florianópolis); e Mapa Slow Food Brasil